UM CAFÉ EM: MANAUS - CAFÉ DO PINA

Minha visita ao Café do Pina

Localizado na praça Heliodoro Balbi, no centro de Manaus, o Café do Pina é um dos pontos mais tradicionais da capital amazonense.
Inaugurado no dia 03/05/1951, por José de Brito Pina (1912-1982), cidadão português, o Pavilhão São Jorge, mais tarde Café do Pina, era tribuna de intensos debates políticos, reduto de boêmios e intelectuais, era muito frequentado pelas pessoas que iam aos Cines Guarany e Polytheama, pelos ginasianos do Colégio D. Pedro II e pelos membros do Clube da Madrugada.
O falecido Senador Jefférson Péres, que presenciou a inauguração do Café do Pina, relatou:
 
“Em 1950 tinha inicio uma nova década e, também, a construção de um barzinho, sem nada de especial, mas que iria marcá-la profundamente. O local era um canteiro triangular, em frente ao Guarany, onde havia um antigo chafariz desativado e dois postes de sustentação da tela na qual se projetavam filmes ao ar livre. Ao se erguerem os tapumes, correu o boato de que seria construído um posto de gasolina. A novidade não agradou os ginasianos, que ensaiaram um movimento de protesto e ameaçaram depredar a construção. Pressionado, o então prefeito Chaves Ribeiro aconselhou o proprietário a acelerar as obras, a fim de criar o fato consumado. Diante disso, foi abandonado o projeto original, de forma circular, por outro mais feio, retangular, que pôde ser construído em tempo recorde. O êxito foi imediato e se deveu a uma conjugação de fatores. Em primeiro lugar, sua localização, nas vizinhanças de dois cinemas, três colégios, um quartel, e mais, da então concorridíssima Praça da Policia; segundo a excelência do seu café, talvez o melhor da cidade; e finalmente, a simpatia do proprietário, o português José de Brito Pina, extrovertido e conversador, que em pouco tempo chamava cada um dos freqüentadores pelo nome. Batizado oficialmente de Pavilhão São Jorge, o barzinho era conhecido popularmente por Café do Pina e, mais tarde, Republica Livre do Pina”.






A caminho do Palacete Provincial - Praça Heliodoro Balbi








 


"Alô jovem!" - era como o simpático José Pina recebia seus clientes

Endereço: Praça Heliodoro Balbi 3 (Funciona na praça e também no interior do Palacete Provincial).
Horário: Horário 6h30/23h (seg. a sáb.) 

Praça Heliodoro Balbi

Serve um excelente “Café Regional”, além outros tipos de cafés: Brisa da Tarde, Matinê, Bela Morena, Moreninha e do famoso Pina Fly (uma mistura de café gelado, whisky, creme de leite, licor de cacau, chantily e cereja).

O Café do Pina possui uma história de tradição de mais de 60 anos no mercado de Manaus.

Comentários

Postagens mais visitadas